13/04/2010

Vida com trilha sonora

Vinil

Pode parecer clichê, mas a frase de Friedrich Nietzsche diz tudo: “Sem música, a vida seria um erro”. Não consigo imaginar um mundo no qual não existissem os sons ritmados e harmoniosos que compõem essa que é a mais suprema das artes. Digo isso porque a música consegue transmitir muitas coisas até para quem não tem facilidade de captar os mínimos detalhes e significados presentes nelas. Assim como uma agulha num disco de vinil, nossa vida (disco) passa rapidamente enquanto nossa história (agulha) está sendo escrita. O desejo de marcar presença no mundo é o que faz a melodia.

É engraçado como a nossa vida é composta tanto de músicas que desejamos que façam parte dela quanto aquelas que simplesmente aparecem na nossa história sem ao menos pedir licença. Assim como nos filmes, com os sons que tocam ao fundo, as melodias tocam em nossas mentes em variadas épocas. Sempre haverão algumas músicas que nos marcaram em determinada fase que passamos, a ponto de quando a ouvimos de novo, seremos automaticamente “transportados” para aquele espaço perdido no tempo e vivo na nossa memória. Memória, essa é a palavra.

Posso soar um tanto quanto nostálgico e saudosista quando falo de memória, mas dela ninguém pode escapar. Mesmo quando vivo meu hoje, as vezes me lembrando de ontem, já imagino que certos momentos atuais eu lembrarei amanhã, pois esses momentos são muito especiais para mim. Mas as vezes me cobro de uma certa maneira e me questiono se não teria eu um certo “espírito de historiador”, pois fico imaginando os fatos que vou lembrar e que vou sentir saudades no futuro, só que tudo isso através da música. Por isso faço parte daquelas pessoas que acreditam que a vida possui uma trilha sonora.

Tenho uma mania incomum de anotar ao fim de cada ano quais foram as músicas que mais me marcaram durante aqueles 12 meses, e há muita coisa que fica por muito mais tempo. Não são necessariamente sons atuais, há muitas melodias já antigas, mas que passaram a fazer significado para mim somente durante determinada fase da vida, que por conseqüência só significaram algo para mim durante aquele período.

Mudam os sons, mudam as cores, e a essência nisso tudo também pode mudar, porque nós mudamos. E como diz o ditado popular: “não estamos piores nem melhores, apenas estamos diferentes”. Assim como mudamos, muda o mundo ao nosso redor, nossa personalidade se molda com o mundo, e mudam também as pessoas. Tudo isso será refletido na arte, tanto de quem produz quanto de quem consome.

Infelizmente não é todo mundo que pensa na importância de ter um fundo musical que ficará tocando em nossa mente por muito tempo. Como foi mencionada a frase de Nietzsche no início do post (“Sem música, a vida seria um erro”), reforço a idéia dele, pois defendo a importância de não ser indiferente perante àquela que é a mais viva das artes. A música está aí, e permitir-se que ela faça parte da sua vida é uma escolha pessoal.

7 comentários:

  1. Eu me espanto com isso, como algumas músicas tem esse poder de fazer a gente voltar no tempo, para uma determinada época ou um único dia, mas que envolve a gente de uma forma tão intensa, seja uma lembrança feliz, seja melancólica.. Músicas que lembram pessoas, que dão uma injeção de ânimo e alegria, que acalmam, enfim, tenho músicas que ouço sempre. Se água e comida alimentam o corpo, música é uma das coisas que alimentam a alma. ;)

    ResponderExcluir
  2. @Gustavo Ca - É incrível esse poder que a música tem de mudar o ambiente e/ou o clima ao nosso redor! Por esse motivo foi que citei ela como a mais suprema das artes! Perfeita sua observação! Eu também sempre pensei assim: a música é um dos elementos que alimentam a alma, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas Nietzsche via na música o âmago da vida e, por isso, é um admirável filósofo. Não dá pra creditar apenas ele, bebeu nas fontes de Schopenhauer, que também superiorizava a música.

    Agradeço a visita e o comentário em meu blog. Vejo que temos algo em comum: jornalismo! ;)

    Os sem diplomas da vez.

    Vai rolar um congresso de jornalismo cultura fantástico em SP, vamos ver se arrumamos uma van aqui da UEPG. Apareça, vai ser show.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. @André HP - Também agradeço a visita, e gostei que você pôde acrescentar uma informação importante ao post (a observação sobre Schopenhauer)!

    Fiquei sabendo desse congresso da CPFL, mas é uma pena que não vou poder ir...falta de verba mesmo. Vai ser bem bacana, uma semana intensa!

    Obrigado novamente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Me lembro o dia em que minha mãe disse que eu era movida a musica. Anos passam eu eu crio mais significados para isso, letra por letra, verso por verso. Melhora o dia, aumenta a melancolia, faz chorar, o que seria das novelas, dos filmes, das nossas vidas sem a musica, realmente seria um erro.

    Um Beijo :*

    ResponderExcluir
  6. @Camila Fontenele - A vida, além de um erro, seria insuportável sem música! É ela que dá o tom de cada momento que vivemos e certamente nos ajuda a recordar momentos importantes da nossa história!

    Fico feliz em saber que gostou do texto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi,oi Rafa !

    Lí uma boa parte do teu blog , muito interessante!
    Parabéns!
    Sua forma de escrita , e de conduzi-la para uma melhor compreensão sem firulas ( e não figuras , hahaha) de linguagem , são excelentes.

    E sim, a vida deveria ter uma trilha sonora,por muitas vezes os melhores ou piores momentos são marcados por algo como uma boa música.Interessante que nós humanos estamos intrísicamente ligados ao fator de uma boa lembrança , seja visual , sonora, é como e fosse apertar um botão da "nostalgia" , é gostoso sentir saudades( por mais que se tenha algo , momentanemamente), é como se pudessemos inferrir nossos sentimentos mais complexos , e ainda mais aquela saudade boa , de se fechar os olhos e sentir o momento, a música é o "ponto" para tal!Uma catarse emocional!

    Beijão Rafa! :)

    Ps: Beer, cigarettes (sporadic), philosophy (the sidewalk) always a good one!


    me adiciona no msn :

    carol_guimaraens@hotmail.om

    ResponderExcluir